Dicas de Manutenções

Dicas de Manutenção Dicas de Manutenção | 15 de abril de 2015

Filtro de Ar

O elemento filtro de ar tem a função de reter as partículas sólidas, poeira contida no ar e aspirada pelo motor. E, quando em boas condições, o filtro evita o desgaste anormal das suas peças móveis.

Após a saturação do filtro de ar, não existe recurso seguro que prolongue sua vida útil, não devendo ser adiada a substituição desse elemento. A conhecida "batidinha" ou "banho" de ar comprimido acaba danificando ainda mais o elemento filtrante, pois descola a parede de papel filtrante, permitindo que o ar admitido pelo motor passe sem ser filtrado.

Além disso, não podemos esquecer que o ar comprimido é úmido, e essa umidade lançada em cima do papel filtrante, já bastante saturado por poeira, tende a criar uma camada de impurezas, dificultando a passagem do ar e interferindo diretamente no funcionamento do motor.

Devemos sempre obedecer às recomendações do manual do veículo, respeitando a vida útil do elemento, utilizando sempre os filtros de ar genuínos Mercedes-Benz, que possuem alta eficiência na filtragem de ar contaminado, devido ao papel filtrante especial com que são produzidos, à sua uniformidade e avançada estrutura de dobras (vincos), além da moderna tecnologia empregada no seu processo de colagem.

Este procedimento aumenta consideravelmente a vida útil do seu motor Mercedes-Benz.

Óleo lubrificante da Mercedes-Benz

A vida útil das peças mecânicas está diretamente ligada ao correto uso dos lubrificantes e, por isso, a escolha certa é essencial.

Para saber qual o lubrificante ideal para o seu veículo, acesse o Guia de Lubrificantes no site da Mercedes-Benz (www.mercedes-benz.com.br), clique em “Caminhões”, “Ônibus” ou “Sprinter”, depois em “Serviços e Peças” e, logo abaixo, em “Óleo”. Se preferir, entre em contato com nossa Assistência Técnica pelo (21) 2562-9559 e fale com um de nossos consultores.

Embreagens Remanufaturadas Mercedes-Benz

Ao fazer a substituição do conjunto de embreagem opte pelos produtos remanufaturados Mercedes-Benz.

São muitas as vantagens:

Garantia: 12 meses sem limite de quilometragem em todo o território nacional.*

Análise visual das carcaças: Sem surpresas, negócio com regras transparentes.

Conveniência: Ampla rede de concessionários com serviços especializados.

Padrão de qualidade: Somente as peças genuínas recebem tratamentos especiais no momento da manufatura.

Revestimentos especiais: Conforme determinação da Engenharia Mercedes-Benz.

Seu veículo novo de novo: Rigor no processo de fabricação garante desempenho similar ao da peça nova.

Economia: As peças genuínas remanufaturadas garantem menor custo de manutenção: Preços competitivos em relação ao mercado e maior intervalo entre as reparações.

(*garantia contra defeito de fabricação)

Manutenção do veículo – Pneus

A segurança e o desempenho do veículo dependem consideravelmente do estado dos pneus, razão pela qual devem ser inspecionados diariamente.

Cuidados e manutenção dos pneus:

Não operar o veículo com os pneus abaixo da pressão. Quando inflado abaixo da pressão recomendada para a carga a ser transportada gera aquecimento excessivo. Isso provoca a deterioração do corpo do pneu, podendo resultar em sua destruição repentina, além de danos materiais e corporais

Não operar o veículo com os pneus acima da pressão especificada. A operação com a pressão acima da recomendada enfraquece o encordoado dos pneus e reduz sua capacidade de absorção de choques da estrada. Além disso, aumenta também o perigo de cortes, protuberância e furos, e pode sobre esforçar os anéis, provocando a sua falha;

O excesso de carga e sua má distribuição sobre o veículo são fatores que reduzem consideravelmente a vida útil dos aros e dos pneus

Filtro separador de água

Drene diariamente o filtro separador de água (Racor), independentemente se o sistema do filtro é equipado ou não com o sensor de indicação de contaminação do combustível.

Com esse procedimento você estará protegendo e aumentando a vida útil do sistema de combustível.

Lembre-se: o uso de filtros genuínos é de grande importância, pois a filtragem e a vedação do elemento filtrante interferem diretamente no desempenho do motor do seu veículo.

Filtro de Calefação da Cabina

O elemento filtro de calefação da cabina melhora o ambiente e proporciona um ar saudável dentro do veículo, pois tem a função de reter impurezas como: gases de escape, pó, fuligem e pólens.

No interior do veículo essas substâncias chegam a atingir uma concentração até seis vezes maior que no ambiente externo, podendo ocasionar o surgimento de doenças respiratórias, tal como a asma. Além de alergias, dores de cabeça e falta de concentração. O que reduz a capacidade física dos ocupantes do veículo.

Não devemos abrir mão da troca regular do elemento filtrante da cabina, pois além de manter o efeito da sua função ideal de limpeza, bem como, uma melhor qualidade de vida e saúde, este filtro, quando saturado, causa deficiência no funcionamento do ar condicionado.

Adicionalmente os filtros de cabina reduzem drasticamente as incrustações e contaminações dos componentes e dutos de ar como ventiladores, painel e sistema de calefação.

Sistema de alimentação de combustível

Drene diariamente o filtro separador de água (racor) independentemente se o sistema do filtro é equipado ou não com o sensor de indicação de contaminação do combustível.

Com este procedimento você estará protegendo e aumentando a vida útil do sistema de combustível.

Lembre-se, o uso de filtros genuínos é de grande importância, pois a filtragem e a vedação do elemento filtrante interfere diretamente no desempenho do motor do seu veículo.

Lubrificantes: Perigo de intoxicação e lesões!

Os lubrificantes necessários para o funcionamento do veículo devem ser cuidadosamente manuseados para prevenir riscos à saúde. A proteção dos olhos e a higiene estão entre as medidas preventivas que devem ser observadas.

Entretanto, em caso de acidentes as seguintes providências devem ser tomadas:

Se o lubrificante atingir os olhos, lavá-los imediatamente com água corrente por 15 minutos. Se persistirem eventuais irritações, procurar auxílio médic

Em caso de contato prolongado do lubrificante com a pele, lavar a parte atingida com água e sabão neutro. Havendo irritação, consultar um médico;

Se houver inalação, remover a vítima para um local arejado. Persistindo os sintomas, procurar orientação médica;

No caso de ingestão de lubrificantes, se a vítima estiver consciente, dar água ou leite para beber. Não provocar vômitos, pois isso poderia provocar a aspiração do produto para os pulmões. Levar a vítima a um médico.

Proteção ao meio ambiente!

Os fluidos diversos usados para o funcionamento do veículo, bem como as peças que estiveram em contato com os mesmos (por exemplo: filtros), devem ser eliminados de modo que não causem danos ao meio ambiente.

Ao efetuar a troca de óleos e fluidos, o produto drenado deve ser coletado em um recipiente e levado a postos de troca de óleo ou postos de combustível para receberem destinação final adequada (por exemplo: reciclagem).

Para evitar problemas de poluição ambiental, nunca despejar o produto drenado na rede de esgoto ou diretamente na natureza (rios, lagos e/ou solo).